Internacional
BRICS vai aprimorar a ideia sobre uma bolsa de grãos em 2025, diz ministra russa
Nesta ano, durante a Cúpula do BRICS em Kazan, os países do bloco concordaram em criar uma bolsa comum de grãos, que serviria como uma nova plataforma de negociação para os maiores produtores e consumidores do mundo.

De acordo com especialistas, essa iniciativa poderia ajudar a despolitizar os mercados globais e eliminar intermediários na forma de bolsas ocidentais.
Segundo a ministra da Agricultura russa Oksana Lut, o trabalho na criação do conceito da bolsa de grãos do BRICS começará em 2025.
"Começaremos este trabalho a partir de 2025 sob a liderança do vice-chefe da administração presidencial Maksim Oreshkin, juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Econômico. Nossa parte é baseada em commodities. Começaremos a desenvolver um conceito", disse Lut.
No início deste ano, o presidente Vladimir Putin apoiou a iniciativa para criar uma bolsa de grãos dentro da estrutura do BRICS.
Em outubro, durante a cúpula do BRICS em Kazan, Putin disse que vários países do BRICS são líderes mundiais em termos de volume de grãos, leguminosas e sementes oleaginosas produzidas – portanto, a abertura de uma bolsa de grãos do bloco ajudará a criar indicadores justos de preços de grãos no mundo.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira