Internacional
Crime organizado se instalou como 'governo paralelo' no Peru, denunciam exportadores
A Associação de Exportadores do Peru (ADEX), instituição sindical que representa as empresas exportadoras do país, denunciou na terça-feira (26) que o crime organizado se consolidou como um "governo paralelo", devido à proliferação de máfias que praticam
"Está instalado no Congresso, está instalado em muitas outras organizações e vivemos isso todos os dias, nossos trabalhadores são extorquidos todos os dias, os pequenos empresários são extorquidos todos os dias, são assassinados todos os dias. É evidente que o crime organizado se inseriu na sociedade, tanto econômica quanto politicamente", disse o presidente da ADEX, Julio Pérez Alván, ao jornal local El Comercio.
Na terça-feira, foi encerrado o estado de emergência decretado pelo governo há dois meses para articular medidas para frear o grave aumento da criminalidade em Lima, capital do país.
A medida foi implementada em 13 dos 43 distritos de Lima, principalmente devido à presença de uma máfia de extorsionistas que cobram taxas de pequenos empresários de diversos setores para deixá-los trabalhar.
Contudo, a instituição sindical afirma em denúncia que a medida não teve resultados positivos. Por outro lado, o aumento da criminalidade nos departamentos do interior está ligado à mineração ilegal, particularmente no departamento de La Libertad, onde as máfias se dedicam à extração de ouro.
A este respeito, o responsável da ADEX afirmou que alguns dos representantes do Congresso estão sendo financiados pela mineração ilegal, o que explicaria porque este poder do Estado "jogar a favor" desta atividade ilícita.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro
-
5ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio