Internacional
Netanyahu anuncia cessar-fogo com Hezbollah
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou um cessar-fogo com o movimento libanês Hezbollah em discurso televisivo nesta terça-feira (26). O acordo entra em vigor dentro de quatro horas do anúncio israelense e prevê um período de 60 dias
Netanyahu destacou três motivos principais para o acordo com o Hezbollah. São eles: o foco na ameaça do Irã, a renovação das forças e equipamentos militares israelenses, e a separação do confronto com o Hezbollah e o Hamas, movimento palestino atuante na Faixa de Gaza.
Ainda segundo o premiê israelense, o movimento conseguiu enfraquecer o Hezbollah a ponto da movimento não ser mais uma ameaça a Israel. "Se o Hezbollah tentar se armar, nós os atacaremos", afirmou o primeiro-ministro.
"Este não é o mesmo Hezbollah, nós o atrasamos décadas. Eliminamos Nasrallah e a maioria dos oficiais superiores. Eliminamos milhares de terroristas. Destruímos a maioria dos mísseis. Frustramos a infraestrutura terrorista e abalamos o chão em Beirute."
Como parte do tratado de cessar-fogo, o Exército libanês deve ocupar o sul do Líbano, região que era tradicionalmente ocupada pelas tropas do Hezbollah.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado