Internacional
Hamas apoia iniciativa egípcia de futuro governo na Faixa de Gaza
O movimento palestino Hamas expressou nesta quarta-feira (20) apoio à proposta do Egito de estabelecer um comitê para administrar a Faixa de Gaza.
"O Egito propôs um comitê para a administração da Faixa de Gaza. Concordamos com essa proposta", disse Khalil al-Hayya, chefe interino do escritório político do Hamas em Gaza, em uma entrevista ao canal de TV palestino Al-Aqsa.
O líder político explicou que o Egito está propondo o estabelecimento de um comitê destinado a governar Gaza. Esse comitê, diz al-Hayya, deve ser composto por palestinos residentes na Faixa de Gaza e deve manter contato próximo com as autoridades palestinas na Cisjordânia, assim como ter um órgão de supervisão.
Al-Hayya acrescentou que é necessário reabrir o ponto de controle de Rafah, na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito, para entregar ajuda humanitária essencial ao enclave palestino.
Nas últimas décadas, o Egito vem atuando como um mediador nos conflitos israelo-palestinos, apesar de manter uma relação tensa com o Hamas por sua associação com a Irmandade Muçulmana, organização considerada terrorista pela Rússia.
Após a escalada de 7 de outubro, que viu o Hamas escapar do enclave e atacar cidades próximas, e a subsequente operação Espadas de Ferro na Faixa de Gaza, que já matou mais de 40 mil palestinos, o Egito se uniu com o Catar para tentar mediar um cessar-fogo na região.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados