Internacional
G20: após Milei, Macron se reúne com Lula; há bilaterais também com Xi, Modi e Ramaphosa
Após se reunir com o presidente da Argentina, Javier Milei, em Buenos Aires mais cedo, o presidente da França, Emmanuel Macron, terá uma bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na véspera do início da reunião de cúpula do grupo das 20 maiores economias do mundo (G20), marcada para amanhã (18) e terça-feira (19), no Rio de Janeiro. Macron foi até o país vizinho para tentar "conectar" Milei às prioridades do G20.
O argentino já foi contrário à questão de gênero no W20 - grupo voltado às discussões sobre o papel das mulheres - e vem sendo o principal opositor das principais discussões do grupo multilateral até aqui. O chefe do Executivo da Argentina ganhou mais força depois da eleição do republicano Donald Trump, nos Estados Unidos. Muitos atores do G20 temem que Milei possa ser a pedra no sapato do grupo nesta edição, que é capitaneada pelo Brasil.
O encontro de Macron com Lula está previsto para as 19h30 de hoje, no Forte de Copacabana, no Rio. Também são esperadas para os próximos dias outras bilaterais do francês. Na segunda-feira, Macron se encontrará com o presidente da Índia, Narendra Modi. Na terça, Macron conversará com o presidente da China, Xi Jinping, que fará uma visita de Estado ao Brasil na terça-feira (20), após a cúpula no Rio, em Brasília. Também na terça, na agenda do presidente europeu consta uma reunião com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. O país será o próximo anfitrião do G20, a partir de 1º de dezembro.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro