Internacional
EUA podem aumentar arsenal nuclear devido às ameaças da China, Rússia e Coreia do Norte, diz mídia
Os Estados Unidos podem aumentar seu arsenal nuclear devido às supostas ameaças da China, Rússia e Coreia do Norte, mas essa decisão vai caber ao novo governo do presidente eleito, Donald Trump, informou o The Wall Street Journal.
No início deste ano, o presidente atual dos EUA Joe Biden assinou uma diretiva de acordo a qual o Departamento de Defesa devia estudar opções de dissuasão simultânea das supostas ameaças provenientes da Rússia, China e Coreia do Norte, diz o artigo.
Optando por uma política de intensificação de cooperação militar com seus aliados na Europa e Ásia, o governo Biden, por outro lado, tem desenvolvido outra abordagem, ou seja, a possibilidade de instalar um número maior de ogivas nucleares.
Trump, após sua posse em 20 de janeiro de 2025, herda vários programas de atualização, entre os quais:
Ao mesmo tempo, o artigo destaca que Trump poderá tentar fazer um novo acordo sobre armas nucleares com Moscou, uma vez que um relatório do Departamento de Estado diz que a Rússia está em conformidade com as limitações de ogivas, mesmo tendo suspendido sua participação nos acordos nucleares com os EUA.
Porém, segundo dados norte-americanos, a China planeja ter mais de 1.000 ogivas nucleares em 2030, o que significa que os EUA vão ter que dissuadir, pela primeira vez, dois adversários nucleares simultaneamente.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro