Internacional
Senado do México aprova termos gerais da reforma judicial de Obrador, apesar de protestos
O Senado do México aprovou nesta quarta-feira, 11, os termos gerais da controversa reforma judicial proposta pelo presidente do país, Andrés Manuel López Obrador. Manifestantes chegaram a invadir o prédio da Casa Legislativa para tentar bloquear o avanço do projeto, mas o governo conseguiu os votos necessários após receber o apoio de um parlamentar da oposição.
A matéria teve 86 votos favoráveis e 41 contrários, conforme contagem da imprensa local. Agora, os senadores iniciam o debate sobre aspectos particulares do texto, que prevê a instituição do voto direto para juízes federais. A Câmara dos Deputados já havia aprovado o pacote de mudanças na semana passada.
As perspectivas para a reforma vinham penalizando duramente o peso mexicano, diante de preocupações por uma deterioração do ambiente de negócios. No entanto, por volta das 05h15 (de Brasília), o dólar caía a 19,9670 pesos mexicanos. *Com informações da Associated Press.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados