Internacional
Milhares de manifestantes protestam contra nomeação de Michel Barnier como premiê
Milhares de manifestantes saíram às ruas por toda a França neste sábado, 7, contra a nomeação do novo primeiro-ministro do país, Michel Barnier. O político de 73 anos, com cinco décadas de vida pública e alinhado à direita, foi nomeado pelo presidente francês Emmanuel Macron na tentativa de lidar com uma Assembleia dividida após as eleições de julho.
Em Paris, os manifestantes reuniram-se da Praça da Bastilha, mas 150 comícios estão previstos em todo o país. A esquerda, particularmente o partido França Insubmissa, convocou os atos por ver o passado conservador de Barnier como uma rejeição à vontade do eleitorado, que impediu a vitória do Reagrupamento Nacional (RN), partido da líder de extrema direita Marine Le Pen, no pleito.
Por outro lado, Jordan Bardella, líder do RN, afirmou que Barnier estava "sob vigilância" e pediu que o primeiro-ministro incluísse as prioridades do seu partido em sua agenda, particularmente em relação à segurança nacional e à imigração.
Barnier substitui Gabriel Attal, que tinha 34 anos quando foi nomeado há apenas oito meses e foi forçado a renunciar após as eleições legislativas realizadas há dois meses.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados