Internacional
Brasil contesta Venezuela e segue com custódia de embaixada argentina
Após o governo da Venezuela cancelar a autorização para a embaixada da Argentina, em Caracas, ter a custódia do Brasil, o Itamaraty informou que isso não pode ser feito de forma unilateral.


Em nota, publicada neste sábado, o Ministério das Relações Exteriores disse que foi surpreendido com o aviso do governo venezuelano.
O ministério informou que, conforme a Convenção de Viena, vai continuar com a custódia e a defesa dos interesses argentinos até que o governo da Argentina indique outro país para exercer essas funções.
O governo brasileiro reforçou a inviolabilidade das instalações da missão diplomática argentina, que atualmente abrigam seis asilados venezuelanos, além de bens e arquivos.
Há cerca de um mês, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou o fechamento da embaixada argentina e a expulsão de diplomatas. O Brasil assumiu essas funções para dar suporte aos argentinos que estão em território venezuelano.
Internacional Brasília 07/09/2024 - 15:01 Paula Castro / Patrícia Serrão Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional Vnezuela embaixada Argentina sábado, 7 Setembro, 2024 - 15:01 0:56
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados