Internacional

'Biden, faça tudo para parar a guerra e me levar para casa', pede refém em vídeo divulgado pelo Hamas após sua morte

EUA são um dos mediadores do conflito junto a Egito e Catar; pais de Hersh Goldberg-Polin afirmam que gravação serve como 'alerta para garantir a libertação dos reféns restantes'

Agência O Globo - GLOBO 06/09/2024
'Biden, faça tudo para parar a guerra e me levar para casa', pede refém em vídeo divulgado pelo Hamas após sua morte

O Hamas divulgou na quinta-feira à noite um vídeo do refém Hersh Goldberg-Polin, cujo corpo foi recuperado há cinco dias pelo Exército israelense junto com outros cinco cativos. Goldberg-Polin é cidadão americano-israelense e, na gravação, pede ao presidente Joe Biden e ao secretário de Estado americano, Antony Blinken, que "façam tudo o que estiver ao seu alcance para parar a guerra, parar essa loucura e me trazer para casa agora". Não há informação sobre quando o vídeo foi feito.

Os EUA são um dos mediadores da guerra, que teve início em outubro após o ataque terrorista do Hamas ao sul de Israel, ao lado de Egito e Catar. Blinken, por exemplo, já viajou nove meses ao Oriente Médio para tentar uma solução à guerra. Na última visita, o secretário tentou fechar um novo acordo de cessar-fogo que permita a libertação de reféns, mas sem sucesso.

Nesse sentido, os pais de Goldnerg-Polin emitiram uma declaração, segundo o jornal israelese Haaretz, afirmando que o vídeo "deve servir como um alerta imediato para o mundo tomar medidas hoje para garantir a libertação dos 101 reféns restantes antes que seja tarde demais".

* Em atualização