Internacional
EUA sancionam executivos de canal de notícias russo por 'esforços de influência maligna' contra eleições americanas
Departamento do Tesouro acusa RT, rede financiada pelo Estado russo, de recrutar secretamente 'influenciadores americanos sem consciência' do objetivo para apoiar sua 'campanha de influência'
Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira sanções contra executivos do canal de notícias russo financiado pelo Estado RT, entre outros indivíduos, acusando-o de "esforços de influência maligna" visando a eleição presidencial americana de 2024, marcada para novembro.
Os dez indivíduos e duas entidades designados pelo Departamento do Tesouro americano incluem a editora-chefe da RT, Margarita Simonovna Simonyan, e a deputada Elizaveta Yuryevna Brodskaia, com o canal acusado de recrutar secretamente "influenciadores americanos sem consciência" das ações para apoiar a "campanha de influência" da RT.
O canal é visto como uma peça-chave nos esforços de propaganda e desinformação do Kremlin. "A RT usou uma empresa de fachada para disfarçar seu próprio envolvimento ou o envolvimento do governo russo em conteúdo destinado a influenciar o público dos EUA", disse o Departamento do Tesouro, citado pela NBC News.
* Em atualização
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados