Internacional
Jovens chinesas contratam 'cosplayers' femininas para interpretar homens dos sonhos
Imersas em relacionamentos virtuais que o jogo "Light and Night" dispõe, as mulheres pagam até R$ 393 por encontros reais com sósia de personagem do game

Durante seus últimos anos de ensino médio em Xangai, a adolescente chinesa Xu Yunting, de 18 anos, encontrou uma maneira inusitada de ganhar um dinheiro extra: ela passou a se vestir como um personagem masculino de jogos eletrônicos para se tornar o par ideal de suas fãs mulheres.
A tendência, chamada "cos commissioning" (uma mistura das palavras "cosplay" e encomenda, em tradução livre) ganhou popularidade na China recentemente, com posts em redes sociais acumulando milhões de visualizações à medida que um número crescente de jovens mulheres usa seu poder de compra para organizar um encontro com seu homem dos sonhos na vida real.
Terra arrasada: Em ofensiva na Cisjordânia, Israel destrói estradas e infraestrutura, causando corte de água, luz e internet
Usando maquiagem, lentes de contato para ampliar os olhos e uma peruca laranja brilhante, a estudante Xu se torna o músico Jesse, um artista alto, sensível e um dos personagens do jogo para smartphones, "Light and Night".
O game da multinacional chinesa de tecnologia, Tencent, permite criar um avatar e entrar em relacionamentos românticos virtuais com vários personagens. E, desde que foi lançado na China, em 2021, faz sucesso entre as jovens, fascinadas pelo realismo dos personagens — que têm até mesmo vozes interpretadas por atores profissionais.
A profissional de tecnologia da informação, Feng Xinyu, 19 anos, é uma dessas fãs que prefere o mundo dos jogos digitais à vida real.
— Não tenho namorado porque homens 3D não me interessam — conta a jovem. E prosseguiu: — Para mim, os personagens de anime são muito mais atraentes.
Os jogadores de "Light and Night", como Feng Xinyu, criaram laços afetivos fortes com os personagens. Por isso, a jovem quis levar a imersão para o próximo nível, contratando os serviços de Jesse de carne e osso, interpretado pela cosplayer profissional.
Dessa forma a atividade de 'cosplay', prática de se vestir e representar um personagem de ficção, já muito popular nos países asiáticos, gerou novas oportunidades de negócio não imaginados antes.
— Ela é exatamente como o personagem do jogo — diz Feng.
A jovem cliente pagou cerca de U$ 70 (R$ 393 na cotação atual) por este encontro, o terceiro dos dois, porque "nos damos muito bem".
O "casal" se encontra em um estação de metrô para um encontro que inclui um salão de chá, uma oficina de decoração de bolos, um passeio romântico de mãos dadas e jantar em um restaurante de "hotpot" (uma espécie de fondue chinês).
Segundo especialistas que estudam o fenômeno dos encontros românticos com cosplay, seu sucesso se explica porque em teoria oferecem um relacionamento ideal, fictício, mas muito mais fácil do que na realidade.
Cospiração nos EUA: Ex-assessora de governadora de Nova York era agente secreta chinesa, dizem promotores
A personagem "transmite emoções", o mais importante para as clientes, diz a professora de psicologia da Universidade Fudan, Tian Qian, porque sugerem "suporte emocional".
"Não há conflito em uma relação como esta. Basta pagar e entregar meus sentimentos", diz a professora de 40 anos, que recebeu a AFP.
"Homens de qualidade"
Os encontros com cosplay permitem que as mulheres "tenham a sua voz totalmente respeitada pelo sexo oposto", diz outro acadêmico, Zhou Zixing, .
Durante a oficina de decoração de bolos, Feng observa com ternura seu "namorado" colocar açúcar de confeiteiro em um bolo. Como um cavalheiro, Jesse gentilmente a ajuda a tirar o avental.
— Essas personagens de jogos eletrônicos são todas homens de qualidade — diz Xu, disfarçada de Jesse.
Crime ambiental: Famosa baleia 'espiã russa' encontrada morta na Noruega foi alvo de tiros, denunciam ONGs
E afirma que os encontros fazem com que as mulheres possam escolher melhores pares no futuro.
— As clientes estão aumentando suas exigências sobre os homens na vida real e ficarão menos tentadas a se contentar com homens medíocres — afirmou a cosplayer.
A mãe de Xu Yunting, Fang Xiuqing, admite que no início ficou surpresa com o comportamento da filha, mas agora vê as coisas com mais calma.
— Não é um trabalho, mas um passatempo (...) Ela gosta e leva alegria para os outros — revelou a mãe.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
3CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
4FUTEBOL
CRB expulsa sócio-torcedor por fraude e agressão a funcionária grávida no Rei Pelé
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF