Internacional
Canadá vai reduzir entrada de trabalhadores estrangeiros temporários
Setores de agricultura, saúde e construção estarão isentos; novas regras entrarão em vigor em 26 de setembro
O Canadá vai reduzir a entrada de trabalhadores estrangeiros temporários de acordo com um pacote de regras mais rígidas anunciadas nesta segunda-feira, como parte de uma reversão de sua generosa política de imigração.
Quer trabalhar no Canadá? País busca brasileiros com oferta de salário de até R$ 19 mil; veja vagas
Cuidadores: Canadá busca 15 mil estrangeiros para oferecer emprego e residência permanente; veja as regras
As regras restabelecem a proibição da concessão de permissões a trabalhadores estrangeiros temporários para empregos de baixa remuneração em cidades com uma taxa de desemprego de 6% ou mais.
O Canadá registrou recentemente seu maior crescimento populacional em mais de meio século, impulsionado pela imigração. Quando a população do país ultrapassou os 40 milhões, o desemprego aumentou.
— [As regras de imigração devem fazer] sentido na economia atual para os canadenses, mas também para o mercado de trabalho, que continua a se contrair — disse o Ministro da Imigração, Marc Miller, em uma entrevista coletiva. — Não hesitaremos em tomar outras medidas, se necessário.
Ottawa havia concordado com as demandas das empresas para aumentar o acesso ao programa de trabalhadores estrangeiros temporários, uma vez que as empresas lutavam para preencher vagas de emprego à medida que a economia decolava após as restrições da pandemia de Covid-19.
O governo respondeu quase dobrando o número de trabalhadores estrangeiros temporários admitidos no país e expandiu suas regras para permitir a atividade em setores como o de fast food. Anteriormente, a maioria trabalhava no setor agrícola. Mas a taxa de desemprego do Canadá no ano passado subiu para 6,4% e o crescimento populacional exerceu uma pressão intensa sobre a habitação e os serviços sociais.
— Queremos garantir que os canadenses tenham acesso a esses empregos [e eliminar os abusos no programa de trabalhadores estrangeiros temporários] — disse o Ministro do Trabalho, Randy Boissonnault.
Entre as novas regras anunciadas nesta segunda-feira, as autorizações para empregos de baixa remuneração serão emitidas por apenas um ano, em vez de dois anos. Os setores de agricultura, saúde e construção estarão isentos. As novas regras entrarão em vigor em 26 de setembro.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados