Internacional
Líder do Hamas na Cisjordânia morre sob custódia israelense
Autoridade palestina afirma que Mustafa Muhammad Abu Ara foi torturado
Um dos líderes do Hamas na Cisjordânia morreu sob custódia israelense, segundo informaram autoridades palestinas e o movimento islâmico, nesta sexta-feira.
Mustafa Muhammad Abu Ara, de 63 anos, morreu após ser transferido de uma prisão no Sul de Israel para um hospital, de acordo com comunicado conjunto da Autoridade Palestina e da organização Clube dos Prisioneiros Palestinos.
“Lamentamos a morte do líder e prisioneiro Xeique Mustafa Muhammad Abu Ara, e responsabilizamos a ocupação pelo seu assassinato devido à negligência médica deliberada”, disse o Hamas.
Abu Ara foi detido em outubro e sofria de graves problemas de saúde, refere o comunicado da Autoridade Palestiniana e da ONG que protege os direitos de presos.
Durante sua detenção, Abu Ara "foi submetido a tortura e fome", acrescentou o comunicado. Os militares de Israel não responderam imediatamente aos pedidos da AFP.
As autoridades palestinas acusaram, este mês, Israel de travar uma “guerra de vingança” abusiva contra prisioneiros palestinos, desde o início do conflito contra o Hamas, na Faixa de Gaza.
Por sua vez, o Exército israelense “rejeitou completamente as alegações relativas ao abuso sistemático de detidos”.
Mais lidas
-
1CAMPEONATO BRASILEIRO
Grêmio empata com Red Bull Bragantino e desperdiça chance de entrar no G-4
-
2ALERTA METEOROLÓGICO
Litoral de SP pode registrar em poucas horas chuva prevista para o mês inteiro
-
3DESFALQUE NA DECISÃO
Cássio sofre estiramento no joelho e desfalca Cruzeiro na final do Mineiro; Gerson está liberado
-
4DENÚNCIA NA PGR
Deputado do Novo protocola notícia-crime contra Moraes e esposa por suposto envolvimento no caso Master
-
5SAÚDE
Anvisa aprova medicamento inovador que retarda avanço do diabetes tipo 1