Internacional
Presidente Joe Biden desiste da campanha à reeleição nos EUA
Decisão do presidente americano prepara cenário para uma disputa intensa e abreviada para construir uma nova chapa democrata contra Donald Trump
O presidente dos EUA, Joe Biden, abandonou sua campanha para um segundo mandato sob intensa pressão de colegas democratas neste domingo. A tentativa dramática e de última hora visa encontrar um novo candidato que possa impedir o ex-presidente Donald Trump de retornar à Casa Branca.
"Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente”, disse o líder de Washington em carta publicada nas redes sociais. "E embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre exclusivamente em cumprir meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato", emendou o mandatário.
A decisão do presidente preparou o cenário para uma disputa intensa e abreviada para construir uma nova chapa democrata, a primeira vez em gerações que uma nomeação será decidida em uma convenção em vez de primárias. Embora ele não tenha apoiado a vice-presidente Kamala Harris, ela inicia o processo truncado na posição mais forte, mas pode enfrentar desafios de outros democratas.
Enquanto Biden permaneceu presidente e ainda planejava terminar seu mandato em janeiro, a transição da campanha para quem quer que seja escolhido representará uma mudança geracional importante na liderança do Partido Democrata. O eventual indicado terá pouco mais de 75 dias após a convenção do mês que vem para consolidar o apoio dos democratas, se estabelecer como um líder nacional confiável e processar o caso contra o ex-presidente republicano.
Biden, 81, anunciou sua retirada após uma performance desastrosa no debate contra Trump, que consolidou as preocupações públicas sobre sua idade e desencadeou pânico generalizado entre os democratas sobre sua capacidade de impedir que o ex-presidente retomasse o poder. Líderes democratas do Congresso petrificados por números desanimadores nas pesquisas pressionaram Biden a sair graciosamente, doadores furiosos ameaçaram reter seu dinheiro e candidatos de cédulas inferiores temeram que ele derrubasse a chapa inteira.
Nenhum presidente em exercício desistiu de uma disputa tão tarde no ciclo eleitoral na História americana.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados