Internacional

TSE anuncia que irá mandar delegação de observadores para eleições na Venezuela

Corte Inicialmente havia dito que não atuaria no pleito

Agência O Globo - GLOBO 18/07/2024
TSE anuncia que irá mandar delegação de observadores para eleições na Venezuela
TSE - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou, nesta quarta-feira, que vai enviar dois representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, que ocorrem no próximo dia 28.

Inicialmente, o TSE havia informado que não mandaria delegados para as eleições venezuelanas, na esteira de uma série de cancelamentos de convites pelo atual governo a países europeus.

Agora, em novo comunicado ao Itamaraty, a Corte indormou que serão enviados os servidores do TSE Sandra Damiani e José de Melo Cruz, especialistas em sistemas eleitores, farão parte da missão do tribunal no pleito.

O convite para acompanhar a realização da votação foi feito pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela e aceito pela Corte no início deste mês.

Nicolas Maduro, atual presidente do país, irá disputar o pleito pela terceira — mas não se sabe quem serão os demais candidatos. As eleições no país vizinho são marcadas por polêmicas.

Apesar de ter se comprometido com a realização de eleições livres, justas e transparentes ao assinar o Acordo de Barbados, em outubro do ano passado (que viabilizou a retirada de boa parte das sanções à Venezuela), as autoridades eleitorais do país barraram candidatos competitivos, incluindo a vencedora das primárias da oposição, María Corina Machado. Após os vetos, os EUA retomaram as sanções contra o setor de petróleo e gás da Venezuela, que tinham sido suspensas graças ao acordo

O envio de ministros ou servidores do tribunal para acompanhar as eleições em países estrangeiros é uma medida praxe realizada pelo TSE, que também recebe delegações internacionais durante as eleições municipais e presidenciais.