Internacional
Trump é confirmado candidato à Presidência com J.D. Vance como vice
Juíza rejeita processo criminal contra Trump sobre documentos secretos retirados da Casa Branca
Dois dias após sofrer um atentado durante um comício eleitoral na Pensilvânia, o ex-presidente Donald Trump foi proclamado nesta segunda-feira o candidato oficial pelo Partido Republicano para concorrer à Casa Branca, em novembro. O anúncio ocorreu durante o primeiro dia da Convenção Nacional Republicana, em Milwaukee, e a expectativa é de que Trump discurse na próxima quinta-feira. Momentos antes, Trump anunciou o senador por Ohio, J.D Vance como sua escolha para vice-presidente.
Em uma nova vitória judicial do ex-presidente, a juíza Aileen Cannon rejeitou nesta segunda-feira o processo criminal em que o republicano é acusado de manusear e retirar documentos confidenciais da Casa Branca após deixar a Presidência, bem como tentar impedir que as autoridades os recuperassem. Na decisão de 93 páginas, que ocorre dois dias após Trump sofrer um atentado durante um comício eleitoral na Pensilvânia e no primeiro dia da Convenção Nacional Republicana, onde deve ser confirmado oficialmente como presidente, a magistrada disse que a indicação do promotor especial Jack Smith violava a Constituição.
Trump afirmou que "deveria estar morto" ao comentar o atentado que sofreu no sábado, durante um comício eleitoral na cidade de Butler, na Pensilvânia. A declaração de Trump foi feita no fim da noite de domingo a repórteres dos jornais New York Post e Washington Examiner, a caminho de Milwaukee.. O candidato prometeu um discurso "totalmente diferente" do que havia planejado, retirando o foco das críticas ao governo do atual presidente Joe Biden e pedindo a união do país.
O atentado a tiros contra o ex-presidente, na tarde de sábado, está sendo investigado como um possível ato de terrorismo doméstico, segundo informações do FBI. Autoridades acrescentaram que o atirador agiu sozinho e não tinha posicionamento político conhecido.
— Estamos investigando o caso como uma tentativa de assassinato, mas também como um possível ato de terrorismo doméstico — disse Robert Wells, diretor assistente da divisão de contraterrorismo do FBI, aos repórteres durante uma ligação telefônica.
Jovem de 20 anos
Ainda segundo o FBI, Thomas Matthew Crook, de 20 anos, não aparentava ter histórico de doença mental e nunca esteve no radar do departamento como alguém preocupante. Também não apresentava comportamento online ameaçador, nem indicou ter ideologias extremistas em suas postagens e textos que puderam ser analisados até o momento, disseram as autoridades.
Mais lidas
-
1ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
2COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
4LUTO
Abigail Fernandes é encontrada morta na casa onde morava, em Palmeira dos Índios
-
5
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias