Internacional
Bombeiro voluntário, apoiador de Trump morto em comício se jogou na frente da família para protegê-los
Parentes e amigos descreveram Corey Comperatore, que foi mortalmente baleado em um comício de Trump, como um pai dedicado que serviu como bombeiro voluntário e amava pescar
Corey Comperatore, 50 anos, era um homem de família que adorava pescar. Trabalhava em uma empresa de manufatura de plásticos, era voluntário bombeiro e frequentava a igreja. Um "apoiador ávido" de Donald J. Trump, como descreveu o governador Josh Shapiro da Pensilvânia, o Sr. Comperatore compareceu ao comício de campanha do ex-presidente em Butler, Pensilvânia, no sábado, junto com sua família e milhares de outros apoiadores que se reuniram numa noite sufocante.
Leia mais: FBI investiga tentativa de assassinato contra Trump como 'potencial terrorismo doméstico'
Veja também: Fuzil usado contra Trump, AR-15 foi a arma mais utilizada em chacinas nos EUA na última década
Quando um atirador disparou tiros do telhado de um prédio próximo, o Sr. Comperatore se lançou sobre seus familiares para protegê-los, segundo o governador. Ele foi atingido na cabeça e morreu no local, disseram as autoridades. Dois outros participantes do comício ficaram gravemente feridos no tiroteio.
Autoridades e a irmã de Comperatore, Dawn Comperatore Schafer, confirmaram sua identidade no domingo. "Nós o vimos morrer nas notícias", disse ela em uma entrevista por telefone, entre lágrimas. "Foi assim que ficamos sabendo." O governador Shapiro, um democrata, disse no domingo que Comperatore "morreu um herói", acrescentando que "Corey era o melhor de nós".
Comperatore, de Sarver, Pensilvânia, tinha duas filhas - Allyson, 27 anos, e Kaylee, 24. Ele e Jeff Lowers, um amigo de longa data, eram bombeiros voluntários juntos, e Lowers disse que os instintos rápidos de Comperatore pareceram entrar em ação durante o tiroteio. Lowers disse que soube das ações de seu amigo através da esposa de Comperatore, Helen.
— Sendo bombeiro voluntário, não importa o que você esteja fazendo, quando o alarme dispara e o pager toca, você vai e faz o que precisa ser feito — disse Lowers, 63 anos.
No comício, o Dr. James Sweetland, um médico de emergência que estava presente, correu para ajudar Comperatore depois que ele foi baleado. Ele disse que Comperatore estava deitado em uma poça de sangue, e duas pessoas ajudaram a levantá-lo para um banco para que ele pudesse fazer CPR. Outra pessoa aplicou pressão sobre o ferimento de Comperatore acima da orelha. Mas o Dr. Sweetland disse que não havia pulso. Dois policiais estaduais da Pensilvânia ajudaram a levantar Comperatore em uma maca.
David Dutch, 57 anos, de New Kensington, Pensilvânia, é um dos dois participantes do comício que ficaram gravemente feridos, disse a Polícia Estadual da Pensilvânia no domingo. Dutch, que já foi membro do Corpo de Fuzileiros Navais, trabalha na Siemens há décadas, de acordo com sua irmã, Jennifer Veri-Grazier. Ela disse que ele parecia "extático" pelo comício, mas agora está no hospital sendo tratado por danos no fígado e costelas quebradas.
A polícia identificou James Copenhaver, 74 anos, de Moon Township, Pensilvânia, como o outro ferido gravemente. Registros mostraram que ele era registrado como democrata. Copenhaver é casado e tem pelo menos um filho, segundo Albert Quaye, supervisor em Moon Township, Quaye disse que o conhecia de reuniões locais do conselho de supervisores, que Copenhaver começou a frequentar para expressar preocupações sobre um projeto de desenvolvimento local. Ambos os homens estão sendo tratados no Allegheny General Hospital em Pittsburgh.
Autoridades disseram que as vítimas foram baleadas pelo atirador, que abriu fogo de uma posição elevada fora do perímetro de segurança. O suspeito, identificado pelo FBI como Thomas Matthew Crooks, de Bethel Park, Pensilvânia, foi morto por agentes do Serviço Secreto.
Outra pessoa ferida durante o ataque é um sobrinho do Representante Ronny Jackson, um republicano do Texas que foi médico da Casa Branca de Trump. Dr. Jackson escreveu em uma postagem no X que uma bala raspou o pescoço de seu sobrinho.
Enquanto o tiroteio enviava ondas de choque por toda a nação, familiares e amigos de Comperatore lamentavam sua perda no domingo. Comperatore adorava pescar tanto que se recusava a comprar peixe no supermercado, disse Lowers. Ele cuidava meticulosamente de sua casa, barco e carros.
Ele trabalhava na empresa de plásticos JSP, disse outro amigo e bombeiro voluntário, Gary Risch Jr. Anteriormente, ele foi chefe de bombeiros na Buffalo Township Volunteer Fire Company, nos arredores de Pittsburgh, disse Risch.
Kip Johnston, o atual chefe da companhia de bombeiros, disse que Comperatore foi seu chefe por cerca de três anos no início dos anos 2000. "Ele foi um grande líder", disse. "Você não poderia conhecer alguém mais humilde." Johnston lamentou depois: "Eu nunca tive a chance de pescar com ele."
Uma bandeira americana tremulava na brisa úmida do alpendre da casa cinza e com acabamento branco de Comperatore em Sarver, uma cidade cerca de 30 milhas a nordeste de Pittsburgh, onde casas residenciais modestas se juntam a fazendas e florestas ao longo do Little Buffalo Creek. Uma dúzia de rosas de caule longo estava no gramado da frente.
George Scott, cunhado de Comperatore, saiu brevemente da casa de Mr. Comperatore. "Estamos terríveis", disse ele. "Ele era tudo para eles", acrescentou, referindo-se à família. Mr. Scott foi então conduzido de volta para dentro de casa pelo pastor da família, Jonathan Fehl, da Cabot Church. — Eles querem ficar sozinhos no processo de luto deles — disse Fehl sobre a família.
Comperatore foi selecionado como um futuro administrador da Cabot Church em 2021, ajudando a supervisionar questões como a propriedade da igreja e o seguro. O boletim mais recente da Cabot Church comemorou o aniversário de Comperatore, 14 de junho, e seu aniversário de casamento, 22 de junho.
Matt Achilles, 33 anos, mora várias casas abaixo de Comperatore e sua família há oito anos. Ele descreveu Comperatore como um pilar em seu bairro unido. Frequentemente era visto em um trator, cortando a grama ou cuidando de seus dois Dobermans amados e bem treinados.
Há alguns anos, um veículo acabou no quintal de Comperatore após um acidente. — Assim que o carro foi retirado com o guincho, ele já estava lá fora consertando. Ele era muito atento aos detalhes quando se tratava de coisas assim — lembrou Achilles.
Achilles disse que Comperatore havia doado dinheiro para ele através de uma plataforma online de arrecadação de fundos quando ele estava hospitalizado há vários anos. No último Natal, ele lembrou, Comperatore perguntou se Achilles conhecia alguém necessitado para que pudesse doar um presunto. Ele acabou doando um para uma mãe solteira com cinco filhos.
— Você é um homem bom! — Achilles mandou mensagem para ele.
Mais lidas
-
1ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
2COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
3LUTO
Abigail Fernandes é encontrada morta na casa onde morava, em Palmeira dos Índios
-
4
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
-
5FUTEBOL
CRB expulsa sócio-torcedor por fraude e agressão a funcionária grávida no Rei Pelé