Internacional

Infográfico mostra o passo a passo do atentado contra Donald Trump em comício eleitoral na Pensilvânia

Ação foi de um franco-atirador que fez múltiplos disparos com uma AR-15 e foi morto pelo Serviço Secreto.

Agência O Globo - GLOBO 14/07/2024
Infográfico mostra o passo a passo do atentado contra Donald Trump em comício eleitoral na Pensilvânia

O ex-presidente Donald Trump foi retirado às pressas do palco por agentes do Serviço Secreto enquanto discursava em um comício eleitoral em Butler, na Pensilvânia, neste sábado. Veja como foi passo a passo do atentado que resultou na morte de um espectador, deixou dois feridos em situação grave, levou Trump a ficar com a orelha direita 'perfurada' , segundo o próprio ex-presidente, e terminou com o autor do ataque, um franco-atirador, morto.

Início dos disparos

No momento dos disparos, que puderam ser ouvidos durante a transmissão ao vivo do evento, Trump interrompeu o discurso e abaixou a cabeça.

Mais disparos e mão na orelha

Depois, Trump levou a mão na orelha direita e abaixou rapidamente, inicialmente dando a impressão de que havia caído. A multidão grita.

Proteção no chãodo palco

Um agente de segurança corre se lançou no chão para proteger o republicano. Na sequência, mais três seguranças se aproximam, agacham e protegem o ex- presidente. Os múltiplos disparos em direção ao palco cessam por um instante e a multidão continua gritando

Sangue no rosto

Nesse instante cinco agentes estão sobre o Ex-presidente que está no chão do palco. Trump apresenta sangue escorrido no lado direito do seu rosto.

Mais disparo

Após um breve intervalo, outro disparo foi ouvido e mais agentes seguranças se aproximam do palco para proteger Trump. Ao todo seis seguranças estão no palco, cinco no chão e mais um em pé.

Agentes levantam Trump

Depois que os disparos cessam, os agentes levantam Trump que aparenta estar atordoado.

Orelha perfurada

Na sequência, o ex-presidente foi abraçado pelos agentes de segurança. Trump tinha sangue sobre a orelha e a face direita. Em uma postagem em sua plataforma de mídia social Truth Social, Trump afirmou que que foi “atingido por uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha direita.”

Punho erguido

Nesse momento ele fala para aos agentes: "Esperem". Depois, ergue o braço, cerra o punho e é ovacionado pela plateia.

Retirada do palco

Ainda com o punho cerrado, o republicano foi retirado pelo agentes de segurança que continua sendo ovacionado. A plateia começou a gritar "Estados Unidos da América". Do palco, o ex-presidente foi escoltado para um carro de sua comitiva, segurando a orelha direita, que sangrava.

Franco-atirador

O agressor era um franco-atirador e estava em uma posição elevada do lado de fora do comício a cerca de 135 metros de distância do local do comício eleitoral.

O franco-atirador estava posicionado em uma cobertura de um prédio cuja visão dava para o ombro direito do ex-presidente durante o comício.

A arma

O homem usou um fuzil AR-15 e fez múltiplos disparos no atentado e foi morto pelo Serviço Secreto no local onde estava.