Internacional

Prédio de escola desaba na Nigéria e deixa ao menos 16 mortos

Segundo autoridade locais, os estudantes faziam uma prova no momento do desabamento

Agência O Globo - GLOBO 12/07/2024
Prédio de escola desaba na Nigéria e deixa ao menos 16 mortos

Pelo menos 16 estudantes morreram na sexta-feira quando uma escola no centro da Nigéria desabou sobre os alunos que estavam fazendo exames, de acordo com um correspondente da AFP.

Mundo: Professor é acusado de stalkear aluna de 11 anos; suspeito teria escrito 60 cartas de 'amor' à menor de idade

Reino Unido: Homem que planejou sequestrar e matar uma das maiores estrelas britânicas é condenado à prisão perpétua

Estudantes presos gritavam por ajuda sob os escombros depois que a escola Saint Academy, no distrito de Jos North, no estado de Plateau, desabou sobre as salas de aula.

Pais desesperadamente procuravam por seus filhos enquanto os socorristas tentavam alcançar as vítimas com maquinário pesado. Imagens do local mostravam multidões reunidas ao redor de um prédio de concreto desabado e montes de entulho.

Autoridades até agora disseram apenas que "vários estudantes" foram mortos, mas um repórter da AFP viu cinco corpos em uma morgue hospitalar e 11 em outra. Todos estavam usando uniformes escolares.

Com sua mãe ao seu lado na cama do hospital, o estudante ferido Wulliya Ibrahim disse à AFP: "Eu entrei na sala há não mais de cinco minutos, quando ouvi um som, e a próxima coisa que sei é que me encontrei aqui."

"Éramos muitos na sala, estávamos fazendo nossos exames", ele disse.

A Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências disse que o prédio de dois andares que abrigava a Saint Academy desabou, matando "vários estudantes".

Eles afirmaram ter concluído a operação de busca e resgate e forneceriam detalhes posteriormente.

Chika Obioha, um residente no local, disse à AFP que viu pelo menos oito corpos no local e que dezenas de outras pessoas ficaram feridas.

"Todos estão se esforçando para ver se podemos resgatar mais pessoas", disse ele.

O correspondente da AFP relatou ter visto 11 corpos na morgue do Hospital de Ensino da Universidade de Bingham e que cinco mortos foram levados para o necrotério do Hospital de Nossa