Internacional
Papa Francisco pede no G7 a proibição de 'armas autônomas letais'
O Papa Francisco fez um alerta, nesta sexta-feira, contra o uso militar da inteligência artificial (IA) e pediu a proibição das armas autônomas letais, durante um discurso na cúpula do G7, que acontece no sul da Itália.
Em estreia no G7: Papa fará alerta para risco de ser humano se tornar algoritmo com inteligência artificial
"Num drama como o dos conflitos armados, é urgente repensar o desenvolvimento e o uso de dispositivos como as chamadas 'armas autônomas letais', a fim de banir a sua utilização (...) Nenhuma máquina, em caso algum, deveria ter a possibilidade de optar por tirar a vida a um ser humano", afirmou o Pontífice.
A temática do discurso de Francisco, o primeiro de um Sumo Pontífice da Igreja Católica no fórum econômico das principais potências ocidentais, já havia sido antecipada pelo GLOBO. Em entrevista exclusiva, o jornalista Iacopo Scaramuzzi, que cobre Vaticano no jornal La Repubblica, afirmou que Francisco vê na IA "um potencial de desenvolvimento para a Humanidade, mas também uma ameaça do ponto de vista ético".
— Como uma voz global da moralidade, ele é a pessoa que pode criar consciência entre os líderes globais sobre os riscos que a IA representa, por exemplo, em matéria de fake news, ou quando é usada por lideranças de extrema direita em campanhas eleitorais — explicou Scaramuzzi em entrevista à jornalista Janaína Figueiredo. (Com AFP)
*Matéria em atualização
Mais lidas
-
1CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
2LUTO NA CULTURA
Tony Germano, ator e dublador, morre aos 55 anos após acidente doméstico
-
3ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista
-
4MÚSICA
Rock in Rio 2026: confira quando começa a venda de ingressos e os valores do Rock in Rio Card
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Rússia amplia liderança em drones com expansão da Rubikon, aponta CNN