Internacional
Sheinbaum rejeita diálogo com Noboa para restabelecer relações diplomáticas com o Equador
Crise começou depois que a polícia de Quito invadiu a embaixada mexicana para prender o ex-vice-presidente Jorge Glas

A presidente eleita do México, Claudia Sheinbaum, rejeitou nesta quinta-feira o pedido de diálogo do governo de Daniel Noboa, para restabelecer as relações diplomáticas com o Equador. As informações são do El País.
As relações entre México e Equador entraram em colapso depois que a polícia de Quito, capital do país sul-americano, entrou à força na embaixada mexicana para prender o ex-vice-presidente Jorge Glas, acusado naquele país de corrupção.
Invasão de embaixada mexicana: especialistas indicam violação do direito internacional pelo Equador
"O que o Equador fez com o México não é menor, não é uma questão de sentar para conversar", disse a presidente eleita. A ministra das Relações Exteriores do país sul-americano, Gabriela Sommerfeld, propôs, em entrevista nessa quarta-feira, que a mudança de governo é uma oportunidade para restabelecer as negociações entre os dois Estados. "Eles têm que dar o passo, o pedido público de desculpas, o que o processo está pedindo", respondeu Sheinbaum.
O caso está na Corte Internacional de Justiça, depois que o México entrou com uma ação contra o Equador por "inviolabilidade de uma missão diplomática".
Sheinbaum explicou que vai aguardar a deliberação do órgão de Justiça. "Há um julgamento, tem que ser resolvido. Se o Equador assumir o que o México está pedindo nesse julgamento, é diferente", disse.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
3ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
4DIA INTERNACIONAL DA MULHER
8 de março: policial, mas antes de tudo mulher
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF