Internacional
Israel lança ataques terrestres, marítimos e aéreos contra Al-Mawasi, área designada como 'segura' para os refugiados palestinos
Bombardeios ocorrem em meio à tentativa de acordo para um cessar-fogo proposto por Israel com apoio dos EUA
O exército israelense lançou ataques por terra, mar e ar contra Al-Mawasi, no sul de Gaza, na madrugada desta quinta-feira, bombardeando uma área que havia designado anteriormente como "zona segura". As informações são da CNN, com base na agência oficial de notícias palestina WAFA.
Os ataques à cidade costeira, que segundo a Wafa, incluíam barcos da Marinha disparando metralhadoras pesadas, ocorrem no momento em que uma proposta israelense apoiada pelos EUA para um cessar-fogo e acordo sobre reféns parece estar no limbo, com nenhum dos lados ainda se comprometendo publicamente com o plano.
Na quarta-feira, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em Rafah, sul de Gaza, disse ter recebido informações das autoridades israelenses de que os combates continuarão no oeste de Rafah.
'Zona segura'
No início de maio, as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) ordenaram que as pessoas no leste de Rafah rumassem para a área humanitária expandida em Al-Mawasi, designada como uma "zona segura", enquanto intensificavam suas operações no sul de Gaza.
O campo de Al-Mawasi já estava lotado de deslocados antes que os civis em Rafah recebessem ordens para se mudar para lá. As Nações Unidas consideraram as instalações na área inadequadas para as centenas de milhares de habitantes de Gaza desalojados pela violência em Rafah e em toda a Faixa de Gaza.
Mais de 1 milhão de pessoas fugiram de Rafah para as áreas próximas de Al-Mawasi, Deir al-Balah e Khan Younis nas últimas semanas, de acordo com um relatório da Oxfam de 4 de junho.
Estima-se que cerca de 1,7 milhão de pessoas, mais de dois terços da população de Gaza, estejam agora amontoadas em uma área de 69 quilômetros quadrados - menos de um quinto da faixa.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro
-
5ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio