Internacional
Primeira-ministra da Dinamarca é agredida em Copenhague
Suspeito foi preso, informaram as autoridades; incidente ocorre na antevéspera da eleição para o Parlamento europeu
A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, foi atacada por um homem em uma praça de Copenhague nesta sexta-feira, informou seu gabinete, acrescentando que o agressor foi preso.
"A primeira-ministra Mette Frederiksen foi agredida por um homem na noite de sexta-feira em Kultorvet, em Copenhague. O homem foi preso", disse seu gabinete em um comunicado, acrescentando que Frederiksen ficou "chocada com o incidente".
A polícia da capital da Dinamarca confirmou que houve um incidente envolvendo a primeira-ministra, mas não deu mais detalhes.
"Temos uma pessoa sob custódia em conexão com o caso, que estamos investigando. Neste momento, não temos mais comentários ou observações sobre o caso", disse ela em um comunicado no X.
“Devo dizer que isso abala todos nós que somos próximos a ela”, disse o ministro dinamarquês do Meio Ambiente, Magnus Heunicke, em uma mensagem nas mídias sociais. “Algo assim não pode acontecer em nosso belo, seguro e livre país”, acrescentou.
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, “condenou veementemente esse ato covarde de agressão”, enquanto a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, escreveu no X que “a violência não tem lugar na política”.
Os dinamarqueses, assim como outros cidadãos europeus, estão se preparando para votar neste domingo nas eleições para o Parlamento Europeu.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados