Internacional
Zelensky compara Putin a Hitler e cobra apoio amplo: 'na Ucrânia reside a chave da segurança da Europa'
Convidado de honra das comemorações do Dia D, presidente ucraniano discursou nesta sexta-feira no Parlamento francês, em Paris

Em um discurso no Parlamento da França, na sequência das comemorações dos 80 anos do Dia D, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, comparou a Rússia de Vladimir Putin com a Alemanha nazista de Adolf Hitler e definiu Kiev como "a chave da segurança da Europa". Convidado de honra dos aliados ocidentais, Zelensky agradeceu pelo apoio recebido até agora, mas pediu por uma ajuda ainda mais aprofundada.
— Hitler cruzou linha vermelha após linha vermelha, Putin faz o mesmo — disse o presidente ucraniano, acrescentando que os seus nacionais são herdeiros dos combatentes aliados da Segunda Guerra Mundial.
Os paralelos históricos de Zelensky não pararam por aí. O presidente ucraniano também afirmou que a invasão da Ucrânia pela Rússia trouxe de volta "o nazismo à Europa" — a narrativa de Moscou sobre a guerra acusa o regime de Kiev de nazismo — e que, 80 anos depois do Desembarque da Normandia, "a Europa já não é um continente de paz".
A reunião dos líderes ocidentais na França, em meio às comemorações do Dia D, foi pensada como um palco para, além da memória da Segunda Guerra, reforçar o apoio ocidental à Ucrânia. Ao longo do dia de ontem, outros paralelos com o conflito histórico e a atual guerra no Leste Europeu foram traçados por figuras como o presidente dos EUA, Joe Biden, e o rei da Inglaterra, Charles III. O conflito atual foi comparado à guerra mundial por se tratar de um embate entre liberdade e autoritarismo, disseram.
O discurso de Zelensky conversou com pontos tratados pelos seus aliados. O presidente afirmou que a Ucrânia é a "chave da segurança da Europa", colocando a perspectiva de Kiev sobre o mesmo tema levantado por Biden em um pronunciamento no dia anterior — ontem, Biden disse que os aliados não iriam recuar, porque se a Ucrânia fosse subjugada "não terminaria por aí".
— É na Ucrânia que reside a chave da segurança da Europa — disse Zelensky. — Sem controlar a Ucrânia, a Rússia terá que ser um Estado nacional normal, e não um império colonial que procura constantemente novos territórios na Europa, na Ásia e na África.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
3CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
4FUTEBOL
CRB expulsa sócio-torcedor por fraude e agressão a funcionária grávida no Rei Pelé
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF