Internacional
Governo avalia convocar embaixador de Israel no Brasil após país declarar Lula persona non grata
Segundo um interlocutor da área diplomática, essa possibilidade está sendo avaliada
O governo brasileiro poderá convocar o embaixador de Israel em Brasília, Daniel Zonshine, para que preste esclarecimentos sobre as últimas medidas de seu país contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com um interlocutor da área diplomática, "estão sendo avaliados os próximos passos".
Lula passou a ser considerado, nesta segunda-feira, persona non grata por Israel, por ter comparado a morte de palestinos na Faixa de Gaza ao Holocausto da Segunda Guerra Mundial. Na avaliação do governo brasileiro, o incidente diplomático está sendo usado por Netanyahu para melhorar sua baixa popularidade.
Quando a chancelaria de um país convoca um embaixador estrangeiro, a intenção é demonstrar insatisfação com a nação de origem desse diplomata. Essa possibilidade está sendo estudada pelo governo Lula.
Nesta segunda-feira, o embaixador do Brasil, Frederico Meyer, foi convocado para uma reunião o Museu do Holocausto, em Jerusalém. O local escolhido foi considerado um "circo" por diplomatas brasileiro, que poderá retribuir chamando para uma conversa o representante de Israel em Brasília.
No último domingo, o primeiro-ministro de Israel afirmou que a declaração de Lula era "vergonhosa". Disse, ainda, que o presidente brasileiro "banalizou" o Holocausto.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento