Internacional
Porta-voz de Navalny confirma morte do opositor: 'assassinado'
Apesar do anúncio na sexta-feira feito Serviço Penitenciário Federal russo sobre seu falecimento, time do ativista e principal crítico de Putin ainda não tinha ratificado a informação
A porta-voz de Alexei Navalny, Kira Yarmysh, confirmou neste sábado a morte do ativista. O principal opositor do presidente Vladimir Putin, segundo anunciou o Serviço Penitenciário Federal russo na sexta-feira, "sentiu-se mal após uma caminhada, perdendo quase imediatamente a consciência”. Seu falecimento, contudo, ainda não tinha sido confirmada por Yarmysh ou pelo seu círculo, embora a informação do órgão russo já tivesse bastado para provocar uma forte repercussão entre líderes e autoridades internacionais — muitos dos quais culparam diretamente o Kremlin.
Em uma publicação no X (antigo Twitter), Yarmysh escreveu: "Alexei Navalny foi assassinado. Sua morte ocorreu no dia 16 de fevereiro, às 14h17, horário local, segundo mensagem oficial à mãe de Alexei." Ainda segundo a porta-voz, o corpo do ativista está na cidade de Salekhard e exigiu que fosse "entregue imediatamente à sua família".
(Em atualização)
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra