Internacional
Saiba quem são os dois argentinos resgatados pelo exército de Israel
Fernando Marman, 60, e Luis Har, 70, estavam presos há quase quatro meses; Exército israelense admitiu ter usado 'intenso poder de fogo' na operação de resgate
O exército de Israel resgatou na manhã desta segunda-feira mais dois reféns que estavam em poder do Hamas desde os atentados terroristas de 7 de outubro. Fernando Marman e Luis Har estavam no cativeiro há quase quatro meses e foram libertados após uma operação militar em Rafah.
Os dois têm dupla cidadania, israelense e argentina. Luis Har, de 70 anos, é cunhado de Fernando Marman, de 60 anos. Este, por sua vez, é irmão de Clara Marman, libertada em novembro durante a trégua de uma semana entre Israel e Hamas.
Luis e Clara se conheceram em Israel e viviam em casas separadas, mesmo estando casados. No sábado dos atentados terroristas, estavam no kibutz Nir Yitzhak, onde 400 pessos morreram.
A família de Luis mora na Argentina e ele estava planejando uma viagem ao país quando foi sequestrado.
Fernando Marman, irmão de Clara, também vive em Israel. No fatídico dia 7 de outubro, tinha ido passar o fim de semana com ela no mesmo kibutz, situado a menos de quatro quilômetros da fronteira com a Faixa de Gaza.
Sabe-se que os três, junto com outros familiares, conseguiram se esconder durante os ataques, mas acabaram sendo encontrados pelos terroristas.
Além deles, foram sequestrados neste dia Gabriela Leimberg, de 59 anos, irmã de Luis, e a filha de Gabriela, Mia, de 17 anos. As duas, assim como Clara, foram libertadas em 28 de novembro depois de mais de 50 dias sob cativeiro.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia