Internacional
Usina nuclear de Fukushima, no Japão, tem vazamento de água, mas não há sinal de contaminação
Instalação foi danificada em 2011 por um poderoso terremoto seguido de um tsunami que deixou 18 mil mortos e causou um dos piores desastres nucleares da história
Cerca de 5.500 litros de água radioativa vazaram da usina nuclear japonesa danificada em Fukushima, embora nenhum sinal de contaminação tenha sido detectado fora de suas instalações, informou o operador do local nesta quinta-feira. Uma porta-voz da Tokyo Electric Power Co (TEPCO) disse à AFP que o vazamento foi detectado em uma parte da usina que processa água contaminada.
Recorde: Terra ultrapassa 1,5ºC de aquecimento por 12 meses consecutivos pela primeira vez
Estados Unidos: Exército localiza helicóptero militar que sumi, mas 5 soldados que estavam a bordo seguem desaparecidos
“Estimamos que cerca de 5,5 toneladas (5.500 litros) de água vazaram” na quarta-feira, mas “não houve mudanças significativas” nos pontos de monitoramento de radioatividade ao redor da usina, acrescentou.
A central de Fukushima foi danificada em 2011 por um poderoso terremoto seguido de um tsunami que deixou 18 mil mortos e causou um dos piores desastres nucleares da história. A operação de limpeza deve levar décadas, segundo especialistas.
Em agosto, o Japão começou a despejar 1,34 milhão de toneladas de águas residuais tratadas no Oceano Pacífico. As autoridades indicaram que foi recolhido após a catástrofe e garantem que não é prejudicial.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia