Internacional
Congresso do Equador rejeita aumento de imposto para financiar guerra contra o narcotráfico
Decisão do Legislativo foi vetada pelo presidente, que apresentou um novo documento em que determina um IVA de 13% e alerta que poderá 'modificar a tarifa' do imposto
O Congresso do Equador, onde o governismo é minoria, rejeitou nesta terça-feira o aumento de 12% para 15% do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) proposto pelo presidente Daniel Noboa para financiar a guerra contra os grupos do narcotráfico.
Disputa por controle: Entenda como as rotas de narcotráfico e a evolução das gangues do Equador abriram espaço para a atual crise no país
Conflito Armado Interno: Decreto do Equador tem status de guerra civil; 'extremo' e 'paradoxal', dizem analistas
A decisão do Legislativo foi vetada pelo presidente, que apresentou um novo documento em que determina um IVA de 13% e alerta que poderá "modificar a tarifa" do imposto.
"Em nenhum caso a tarifa poderá ser inferior a 13% nem superior a 15%, salvo as exceções previstas nesta lei", afirmou a presidência em comunicado.
O Congresso tem prazo de 30 dias para concordar com o veto ou manter sua decisão inicial.
Por 83 votos contra, a Assembleia Nacional, de 137 membros, rejeitou em segundo e definitivo debate o relatório final sobre o aumento do imposto.
No poder desde novembro, Noboa havia apresentado há quase um mês um projeto de lei urgente, principalmente para aumentar o IVA, o que geraria US$ 1,3 bilhão de dólares (R$ 6,4 bilhões) por ano, segundo o Ministério da Economia, em meio ao "conflito armado interno" declarado pelo governo em meio a uma nova onda de violência.
Diante da crise de segurança, Noboa decretou no mês passado estado de exceção até março, acompanhado de um toque de recolher noturno, atualmente de cinco horas em áreas consideradas perigosas, como Quito.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia