Internacional
ONU anuncia apuração independente sobre agência para palestinos após Israel acusar participação em ataque terrorista
Pelo menos 12 funcionários foram demitidos; denúncia israelense foi seguida por sucessivos cortes no financiamento, podendo comprometer sua operações
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, anunciou nesta segunda-feira a criação de um comitê independente para avaliar a "neutralidade" da sua Agência para Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA, na sigla em inglês), cujos funcionários foram acusador por Israel de estarem envolvidos no ataque do Hamas em 7 de outubro.
A agência está sob pressão e pode ser forçada a encerrar suas operações "até o final de fevereiro", após mais de uma dúzia de países, incluindo os Estados Unidos, a Alemanha, a Grã-Bretanha e a Suécia, terem suspendido o financiamento devido às acusações israelenses de que 12 membros da equipe estavam envolvidos no ataque.
O comitê será liderado pela ex-chanceler francesa Catherine Colonna e trabalhará com o Instituto Raoul Wallenberg na Suécia, o Instituto Chr. Michelsen na Noruega e o Instituto Dinamarquês para os Direitos Humanos. Até o final de abril, deve apresentar ao secretário-geral um relatório com as conclusões, informou a organização em comunicado.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal