Internacional
Jornalista palestino é libertado por Israel e denuncia torturas e condições 'indescritivelmente duras'
Segundo a Repórteres Sem Fronteiras, desde que começou a guerra, 38 jornalistas palestinos foram presos e 31 seguem detidos
O meio de comunicação The New Arab, radicado em Londres, anunciou, nesta terça-feira, a libertação de um dos seus jornalistas palestinos detidos por Israel desde dezembro, que afirmou ter sido torturado. O repórter Dia Al-Kahlout, correspondente em Gaza do veículo pan-árabe, fazia parte dos diversos palestinos que as forças israelenses prenderam no início de dezembro no norte da Faixa de Gaza, e cujas imagens foram divulgadas por canais de televisão israelenses.
Veja também: Hezbollah ataca base militar no norte de Israel com drones durante visita do secretário de Estado dos EUA a Tel Aviv
Entenda: Israel sabe onde está líder militar do Hamas, mas não pode realizar ataque contra ele, diz jornal
Nessas imagens, muito polêmicas, eles eram vistos de roupas íntimas, com os olhos vendados e vigiados por soldados israelenses. O Exército israelense alegou razões de segurança para justificar tais atos e apresentou os presos como combatentes do Hamas, algo que o movimento islamista palestino negou, denunciando uma "mentira".
Kahlout foi libertado na Faixa de Gaza, indicou o The New Arab, um portal de notícias que pertence ao Catar. O repórter, de 37 anos, disse ao veículo para o qual trabalha que sofreu com condições "indescritivelmente duras" desde "o momento" em que foi preso.
Ele relatou que o pegaram e o torturaram. Segundo a ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF), depois de sua prisão, o jornalista ficou preso por um tempo na prisão de Eshel, no sul de Israel, onde foi torturado.
"A RSF insta a libertação de todos os jornalistas presos e a proteção urgente de todos os jornalistas palestinos", disse Jonathan Dagher, responsável da RSF para o Oriente Médio, em um relatório publicado nesta terça-feira.
Segundo a RSF, desde que começou a guerra, desencadeada por um ataque de comandos islamistas do Hamas em Israel, 38 jornalistas palestinos foram presos e 31 seguem detidos.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa