Internacional
O que é Conflito Armado Interno? Entenda o novo decreto emitido no Equador em meio a estado de exceção
Medida impõe que Forças Armadas neutralizem grupos criminosos que atuam no país, que passam a ser considerados organizações terroristas
Na esteira do caos instaurado na segurança pública do Equador após a fuga do líder da maior facção criminosa do país da prisão, o presidente Daniel Noboa emitiu um novo decreto nesta terça-feira declarando estado de Conflito Armado Interno em todo o território nacional. Com a medida, as Forças Armadas foram ordenadas a "neutralizar" 22 grupos criminosos que atuam no país, que passaram a ser considerados "organizações terroristas".
O decreto prevê o "reconhecimento da existência de um conflito armado interno" e se soma ao estado de exceção declarado na segunda-feira, que impôs, entre outras coisas, toque de recolher obrigatório de 23h às 5h por 60 dias à população e autorizou as Forças Armadas a apoiarem a polícia no patrulhamento das ruas.
O Conselho de Estado e de Segurança Pública do Equador será responsável por atualizar a lista dos grupos identificados como terroristas com base em relatórios técnicos.
(Em atualização).
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela