Internacional
O que é Conflito Armado Interno? Entenda o novo decreto emitido no Equador em meio a estado de exceção
Medida impõe que Forças Armadas neutralizem grupos criminosos que atuam no país, que passam a ser considerados organizações terroristas
Na esteira do caos instaurado na segurança pública do Equador após a fuga do líder da maior facção criminosa do país da prisão, o presidente Daniel Noboa emitiu um novo decreto nesta terça-feira declarando estado de Conflito Armado Interno em todo o território nacional. Com a medida, as Forças Armadas foram ordenadas a "neutralizar" 22 grupos criminosos que atuam no país, que passaram a ser considerados "organizações terroristas".
O decreto prevê o "reconhecimento da existência de um conflito armado interno" e se soma ao estado de exceção declarado na segunda-feira, que impôs, entre outras coisas, toque de recolher obrigatório de 23h às 5h por 60 dias à população e autorizou as Forças Armadas a apoiarem a polícia no patrulhamento das ruas.
O Conselho de Estado e de Segurança Pública do Equador será responsável por atualizar a lista dos grupos identificados como terroristas com base em relatórios técnicos.
(Em atualização).
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido