Internacional
Escolhido de Macron, Gabriel Attal se torna premier mais jovem da História da França
Ministro da Educação foi escolhido para substituir Élisabeth Borne, de 62 anos, que renunciou ao cargo na segunda-feira
O presidente francês, Emmanuel Macron, nomeou, nesta terça-feira, o popular ministro da Educação, Gabriel Attal, como primeiro-ministro do país, após a renúncia de Éisabeth Borne do cargo, na segunda-feira. Com a nomeação, Attal se torna o premier mais jovem da História da França, aos 34 anos.
Élisabeth Borne: Primeira-ministra da França renuncia e aumenta rumores sobre possível remodelação política no governo Macron
Perspectivas 2024: Com eleições ao Parlamento Europeu à vista, avanço da extrema direita põe em risco memória histórica da Alemanha
De acordo com fontes oficiais ouvidas pela agência francesa AFP, Attal foi o escolhido por Macron como o objetivo de recuperar uma imagem positiva para o seu mandato em um ano marcado pelas eleições europeias e pela realização dos Jogos Olímpicos em Paris.
Além de premier mais jovem da História política francesa, Attal torna-se também o primeiro homossexual assumido a ocupar o cargo. Seu principal desafio será de frear a ascensão da extrema direita na França.
"Todos os meus parabéns, Gabriel Attal", escreveu o líder parlamentar do partido de Macron, Sylvain Maillard, na rede social X. (Com AFP)
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido