Internacional
Quatro policiais são sequestrados no Equador após fuga de líder da maior facção criminosa do país
Estado de exceção foi decretado pelo presidente Daniel Noboa após José Adolfo Macías Villamar, conhecido como Fito, deixar a prisão
Pelo menos quatro policiais foram sequestrados no Equador em meio ao estado de exceção decretado na segunda-feira pelo presidente Daniel Noboa, após a fuga do chefe da principal quadrilha do tráfico que estava detido em uma prisão em Guayaquil, informou a polícia.
Na cidade costeira de Machala (sudoeste) “foram sequestrados três policiais, que estavam de plantão no local”, enquanto um quarto homem uniformizado foi sequestrado em Quito, informou a polícia por meio de sua conta online social X por volta da meia-noite.
Acrescentou que na capital três indivíduos que conduziam um “veículo escurecido e sem matrícula” levaram o agente da polícia.
Os sequestros ocorreram depois que Noboa declarou estado de emergência por 60 dias em todo o país, incluindo o sistema prisional.
A medida inclui um toque de recolher de seis horas que começou às 23h e vai até as 5h, horário local (das 4h às 10h GMT).
O presidente disse que a emergência permitirá às Forças Armadas intervir no controlo das prisões, onde foi denunciada a retenção de guias prisionais, sem que o órgão que gere as prisões (SNAI) tenha especificado o número de detidos ou se foram libertados .
“Não vamos negociar com terroristas nem descansaremos até devolvermos a paz aos equatorianos”, disse Noboa num vídeo publicado na sua conta do Instagram.
O presidente, que não mencionou a fuga do líder da gangue Los Choneros, atribuiu a situação nas prisões às ações de seu governo para “recuperar o controle” dos centros.
Noboa anunciou na semana passada que construirá duas prisões de segurança máxima – no estilo daquela construída pelo presidente salvadorenho Nayib Bukele em sua guerra contra as gangues – nas províncias de Pastaza (leste) e Santa Elena (sudoeste), para isolar a maioria presos perigosos.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa