Internacional
Coreia do Norte dispara centenas de projéteis de artilharia perto de ilhas sul-coreanas
A Coreia do Norte disparou cerca de 200 projéteis de artilharia perto de duas ilhas sul-coreanas, informou o governo de Seul na sexta-feira, alertando que estas ações são uma ameaça à paz na região.
A China apelou a todas as partes para “contenção” e pediu para evitar uma nova escalada, e a Coreia do Sul denunciou “um acto provocativo que ameaça a paz na Península Coreana”.
Os residentes das duas ilhas sul-coreanas receberam ordens de evacuação, face a uma das mais graves escaladas militares na península coreana desde que Pyongyang disparou uma barragem de projéteis em 2010.
"O exército norte-coreano disparou cerca de 200 tiros hoje, das 9h00 às 11h00 (00h00 às 02h00 GMT), nas áreas de Jangsan-got, no nordeste da ilha de Bangnyeong, e as áreas ao norte (.. .) da Ilha Yeonpyeong", disse o Ministério da Defesa sul-coreano.
Posteriormente, o Ministério denunciou em comunicado “um ato provocativo que ameaça a paz na Península Coreana”.
“Advertimos severamente que a Coreia do Norte tem total responsabilidade por esta crise crescente e apelamos veementemente para que cesse imediatamente estas ações”, acrescentou.
A Marinha sul-coreana lançou um exercício de munição real na ilha fronteiriça de Yeonpyeong após a barragem de tiros da Coreia do Norte, informou a agência de notícias Yonhap.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela