Internacional
Berço de Jesus, Belém cancela Natal por guerra entre Israel e Hamas
Cidade na Cisjordânia costuma receber milhares de peregrinos no período natalino, mas confronto fez autoridades tomarem medida drástica
A cidade de Belém, na Cisjordânia — local do nascimento de Jesus, segundo as religiões cristãs —, cancelou as comemorações de Natal neste ano, em razão do conflito entre Israel e Hamas, que continua sem previsão de término a medida que o ano se aproxima de seu fim.
Apesar da guerra: Único Papai Noel 'credenciado' de Jerusalém promete alegrar crianças
Contra o crime: Esquadrão policial se fantasia de Papai Noel para operação antidrogas no Peru
A decisão foi tomada por autoridades locais, diante do avanço da violência dos combates, em solidariedade à população palestina em Gaza, sujeita a ataques e bombardeios israelenses desde que o país iniciou uma operação militar em larga escala em resposta ao ataque terrorista do Hamas, em 7 de outubro.
Tradicionalmente, Belém é um dos destinos mais visitados da região no período de Natal, por seu simbolismo para as religiões cristãs. A Igreja da Natividade, Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), normalmente atrai centenas de milhares de turistas todos os anos. Agora, os carros estão estacionados na praça, onde os peregrinos deveriam estar, e os hotéis se encontram vazios.
As autoridades religiosas renunciaram ao anúncio de qualquer celebração "inutilmente festiva", em solidariedade aos palestinos que sofrem em Gaza. Comerciantes e lojistas da cidade relatam, há semanas, a queda na circulação de pessoas neste período festivo.
— Fazemos 80% da nossa renda anual neste período — disse Jack Giacaman, que trabalha na produção de artigos religiosos de madeira para uma loja de souvenires, em entrevista a AFP. — Fizemos um cálculo de três anos para cobrir as perdas, mas agora não sabemos como terminar o ano.
A onda de violência do conflito entre Israel e Hamas também chegou à Cisjordânia, com cerca de 300 palestinos mortos pelas forças israelenses, ou por colonos, desde 7 de outubro, segundo as autoridades palestinas. (Com AFP)
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias