Internacional
Operação antidrogas prende quase 15 mil em Sri Lanka
Força-tarefa anunciada neste domingo (24) permitiu a apreensão de cerca de 440 quilos de substâncias
A polícia do Sri Lanka anunciou neste domingo (24) a detenção de quase 15 mil pessoas numa operação antidrogas apoiada pelas forças armadas e criticada por defensores dos direitos humanos.
O dispositivo denominado “Yuktiya”, ou “Justiça”, permitiu a apreensão de cerca de 440 quilos de estupefacientes, incluindo 272 quilos de cannabis, 35 quilos de haxixe e nove quilos de heroína.
As autoridades suspeitam que o país insular seja utilizado como ponto de trânsito por redes de tráfico de droga. A polícia disse ainda que 13.666 suspeitos foram detidos, bem como quase 1.100 usuários, que foram enviados para reabilitação obrigatória em instalações militares.
A mídia local publicou imagens de policiais e soldados usando cães farejadores para revistar casas na capital e em outros lugares. O advogado de direitos humanos, Hejaaz Hizbullah, classificou as operações como ilegais porque foram realizadas sem ordem judicial.
A ativista Ambika Satkunanathan postou nas redes sociais que as investigações não foram baseadas em evidências, mas “visam apenas áreas pobres”. Para ela, a polícia prendeu usuários de drogas e pequenos vendedores, “sem focar nos grandes traficantes”.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias