Internacional
Operação multinacional apreende 1,2 tonelada de cocaína em iate no Caribe com destino ao Reino Unido
Agentes britânicos, espanhóis, franceses e portugueses participaram da ação; Cinco pessoas foram presas
Uma operação da Agência Nacional do Crime britânica em conjunto com forças policiais da França e da Espanha apreendeu 1,2 tonelada de cocaína em um iate na costa de Martinica, ilha francesa no Caribe, na última segunda-feira. A droga tem valor estimado em 96 milhões de libras — aproximadamente R$ 593 milhões — e estava distribuida em 40 fardos.
O comandante da embarcação, um escocês de 29 anos que não teve o nome revelado, foi preso pelos agentes na própria embarcação, junto com outros dois tripulantes. Um outro homem, um inglês de 62 anos, e seu filho, de 24, também foram presos enquanto estavam sentados em um restaurante em Marbella, na Espanha. Todos foram levados para Martinica, onde vão responder por tráfico internacional.
— Não tenho dúvidas de que a droga era destinada ao Reino Unido — informou Paul Owen, oficial da agência britânica. — Essa operação multinacional viu uma enorme remessa de cocaína ser impedida de chegar à Europa e enormes lucros negados ao crime organizado — acrescentou.
A Agência Nacional do Crime, do Reino Unido, trabalhou com a Polícia Nacional espanhola, as alfândegas francesas, a marinha francesa e o Centro de Análise e Operações Marítimas de Narcóticos em Lisboa.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido