Internacional
Netanyahu descarta cessar-fogo definitivo em Gaza antes de 'eliminação do Hamas'
Um líder do grupo desembarcou nesta quarta-feira no Egito para negociações sobre novo acordo, que abrange um cessar-fogo em troca da libertação de reféns
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, descartou nesta quarta-feira um cessar-fogo definitivo na guerra de Israel em Gaza contra o Hamas antes da "eliminação" do grupo terrorista. A declaração coincide com o desembarque do líder da organização, Ismail Haniyeh, no Egito para negociações sobre uma nova pausa nos combates em troca da libertação de reféns.
"Continuaremos a guerra até o fim. Ela continuará até a eliminação do Hamas, até a vitória. Aqueles que acham que vamos parar vivem desconectados da realidade", afirmou Netanyahu em um vídeo divulgado por seu gabinete, no X (antigo Twitter).
À AFP, um líder do Hamas afirmou que "um cessar-fogo total e uma retirada do Exército de ocupação israelense de Gaza são condições necessárias para qualquer troca" entre reféns israelenses e prisioneiros palestinos. Além disso, esta semana, o Conselho de Segurança da ONU debate um projeto de resolução para acelerar o envio de ajuda humanitária para Gaza.
O projeto de resolução inicial pedia um "cessar duradouro" das hostilidades, mas a votação foi adiada duas vezes. Agora, os membros do Conselho de Segurança buscam a fórmula adequada para evitar o veto dos Estados Unidos, principal aliado de Israel.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido