Internacional
Houthis garantem segurança de navegação, exceto de navios com destino a Israel, diz porta-voz
O grupo armado Houthi do Iêmen afirmou nesta segunda, 18, que suas forças garantem que todos os navios que se dirigem a portos da região e do mundo, exceto os israelenses, estarão seguros e que devem manter os dispositivos de identificação abertos. Em sua conta na rede social "X", o porta-voz da ala militar da milícia, Yahya Sare'e, fez as afirmações após ataques do grupo no Mar Vermelho, o que levou temores sobre o trânsito de navios na região, incluindo a alteração de rotas.
"As Forças Armadas do Iêmen prometem continuar impedindo a navegação de navios com destino a Israel até que alimentos e medicamentos suficientes sejam autorizados a entrar em Gaza, onde os nossos fiéis irmãos necessitam urgentemente", afirmou. Segundo o porta-voz, as forças navais Houthis realizaram uma operação militar específica contra dois navios ligados à "entidade sionista". O primeiro foi o petroleiro "Swan Atlantic", e o outro foi o navio "MSC Clara", que estavam transportando contêiners.
"Eles foram alvo de dois drones. A operação foi lançada devido à recusa da tripulação do navio em responder aos apelos dirigidos pelas forças navais do Iêmen", afirmou.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
5DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec