Internacional
Governo dos EUA consulta Brasil sobre ameaças da Venezuela e reafirma apoio 'incondicional' à soberania da Guiana
Encontro entre os governos de Caracas e Georgetown ocorrerá nesta quinta-feira em São Vicente e Granadinas
O governo dos Estados Unidos fez consultas ao governo do Brasil e outros parceiros na região sobre as ameaças da Venezuela à Guiana. Em meio aos preparativos para a reunião entre os presidentes dos dois lados da crise geopolítica, Nicolás Maduro e Irfaan Ali, a embaixada americana em Brasília diz que presta apoio "incondicional" apoio à soberania dos guianenses.
A representação diplomática também ressaltou que defende uma solução pacífica para a disputa. O encontro entre os governos de Caracas e Georgetown ocorrerá nesta quinta-feira em São Vicente e Granadinas.
"Estamos consultando o Brasil e outros parceiros internacionais sobre a disputa fronteiriça entre Venezuela e Guiana. Brasil e Estados Unidos apoiam uma resolução pacífica sobre essa disputa na fronteira. Nós reafirmamos o apoio incondicional dos Estados Unidos à soberania da Guiana", diz a embaixada, por meio de assessoria.
Entre quarta-feira e quinta-feira, o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, representará o governo Luiz Inácio Lula da Silva no encontro da ilha do sul do Caribe.
O esforço diplomático será liderado pela Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), presidida por São Vicente e Granadinas.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
5DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec