Internacional
Desde 7 de outubro, 260 mil israelenses solicitaram licenças de porte de arma
No período mais intenso do conflito, foram concedidas diariamente cerca de 3.000 permissões
Israel emitiu mais de 260 mil licenças de porte de arma desde o começo da guerra contra o Hamas, em 07 de outubro, um número recorde que reflete o crescente desejo de armas entre a população civil no país. Apenas nas duas semanas seguintes aos ataques em Israel, o número de pedidos para acesso às armas chegou a 100 mil.
Leia também: ‘Objetivo de Israel é empurrar palestinos para o Egito’, diz Francesa Albanese, relatora especial da ONU para a Palestina
Veja: ‘Objetivo de Israel é empurrar palestinos para o Egito’, diz Francesa Albanese, relatora especial da ONU para a Palestina
Já as vendas de armas e dos treinos para conseguir as licenças também sofreram um aumento de até 200% no período de 15 dias após o início da guerra, segundo a agência espanhola EFE. Ainda segundo o periódico, as ruas de Israel presenciam cada vez mais civis armados com pistolas.
Segundo o portal Notícias ao Minuto, o ministro da Segurança Nacional israelita, Itamar Ben Gvir, facilitou os processos burocráticos para que os civis possam obter uma licença de porte de arma. "A minha política foi permitir que o maior número possível de pessoas consiga ter uma arma", disse Ben Gvir.
O Ministério da Saúde de Gaza, governado pelo Hamas desde 2007, afirmou que desde 7 de outubro, 15.899 pessoas morreram pelos bombardeios israelenses no território palestino.
Ao todo, 80 soldados israelenses foram mortos desde o início da ofensiva lançada em Gaza para "aniquilar o Hamas", disse o escritório de comunicações do Exército israelense à AFP no último dia 5.
Durante ataque realizado em 7 de outubro, os terroristas do Hamas mataram 1,2 mil pessoas nos ataques, sendo a maioria civis, mas também 300 soldados, conforme autoridades israelenses. Ao todo, 240 pessoas foram sequestradas.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
5DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec