Internacional
Terremoto de magnitude 5,8 atinge a capital e o centro do México
Um terremoto com magnitude preliminar de 5,8, segundo o serviço sismológico do México, atingiu nesta quinta-feira uma grande área do centro do México, incluindo a capital. O epicentro do terremoto, que acionou o sistema de alerta preventivo, localizou-se na comunidade de Chiautla de Tapia, no estado central de Puebla.
No momento, “nenhum dano foi relatado na Cidade do México”, informou o prefeito Martí Batres em sua conta X. O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, contactou imediatamente as autoridades de Proteção Civil para saber sobre potenciais danos.
“Aparentemente o tremor não foi tão forte. De qualquer forma, daremos mais informações em breve”, disse o presidente em vídeo no X.
O governador de Puebla, Sergio Salomón, onde foi o epicentro, informou que o terremoto foi percebido em vários locais, mas nenhum possível efeito foi relatado.
O México está localizado entre cinco placas tectônicas cujos movimentos fazem do país um dos com maior atividade sísmica do mundo, principalmente na costa do Pacífico, desde a fronteira com a Guatemala até o estado de Jalisco (oeste).
Em 19 de setembro de 1985, um terremoto de 8,1 com epicentro na costa do Pacífico, entre os estados de Guerrero e Michoacán, abalou grande parte do centro e sul do país e devastou uma grande área da Cidade do México.
Também no dia 19 de setembro, mas em 2017, um terremoto de magnitude 7,1 deixou 369 mortos, a maioria na Cidade do México. No mesmo dia, em 2022, o centro do país foi abalado por outro terramoto, algumas horas depois de milhões de mexicanos terem participado num exercício de protecção civil.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
5DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec