Internacional
Papa Francisco relata melhora de saúde e faz apelo para que líderes na COP28 pensem 'no bem comum'
Pontífice cancelou viagem a Dubai por recomendação médica, após ser diagnosticado com bronquite aguda
O Papa Francisco conversou com fiéis católicos no Vaticano, nesta quinta-feira, e tranquilizou sobre o seu estado de saúde, após cancelar uma viagem programada a Dubai, onde participaria da COP28, no fim desta semana. Bem-humorado, o Pontífice disse aos visitantes estar recuperado, e fez um apelo para que líderes mundiais tomem decisões tendo em vista o bem comum.
'Ainda não estou bem': Gripado e com dificuldade para respirar, Papa Francisco preside audiência no Vaticano
Infecção pulmonar: Papa cancela viagem a Dubai para participar da COP28, informa Vaticano
— Como veem, estou vivo — disse Francisco, em tom de brincadeira, aos visitantes. — O médico não me deixou ir a Dubai. A razão é que faz muito calor lá e se passa do calor para o ar-condicionado. E nesta situação de bronquite não é conveniente. Agradeço a Deus que não foi um pneumonia.
O Papa detalhou ainda ter sido diagnosticado com "uma bronquite muito aguda, infecciosa", para a qual ainda está tomando antibióticos. Ele disse, contudo, não ter tido mais febre. Em sua audiência semanal de quarta-feira, Francisco parecia cansado e com dificuldades para respirar e pediu a um assistente que lesse seu texto.
Embora tenha cancelado a viagem a Dubai, o Papa enviou um representante para a COP28, o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin. Francisco, que fez da defesa do meio ambiente é um dos pilares de seu pontificado, seria o primeiro chefe da Igreja Católica a participar desta cúpula da ONU desde sua criação, em 1995.
Do Vaticano, o Pontífice fez um apelo, nesta quinta, para que os participantes da conferência das Nações Unidas pensassem no "bem comum" mais do que "nos interesses contingentes de algum país ou empresa".
"Oxalá que, a intervir, na COP28 sejam estrategistas capazes de pensar mais no bem comum e no futuro dos seus filhos do que nos interesses contingentes de algum país ou empresa", escreveu Francisco em uma publicação na rede social X (antigo Twitter).
"Possam assim mostrar a nobreza da política, e não a sua vergonha", acrescentou.
(Com AFP)
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5TELEVISÃO
Betty Gofman se despede de 'Êta Mundo Bom!': "Medéia foi pro hospício e vai morar pra sempre no meu coração"