Internacional
Gripado e com dificuldade para respirar, Papa Francisco preside audiência no Vaticano: 'Ainda não estou bem'
Pontífice cancelou viagem a Dubai, onde será realizada a COP28
O Papa Francisco presidiu nesta quarta-feira a sua audiência semanal, apesar de uma gripe que o obrigou a cancelar a sua viagem à COP28 no Dubai, e pediu a um assistente que lesse em seu lugar.
O pontífice argentino, de 86 anos, parecia cansado e com dificuldade para respirar diante do público no Vaticano, a quem disse: “Com esta gripe, ainda não estou bem”.
Dado quadro gripal desde o fim de semana, e seguindo o conselho dos seus médicos, Francisco foi forçado nesta terça-feira a cancelar a viagem para a conferência anual do clima, COP28, que se realiza este ano no Dubai.
O Pontífice, que na sua juventude foi submetido a uma ablação parcial do pulmão, deveria falar no sábado, como parte de uma estadia nos Emirados Árabes Unidos inicialmente prevista de sexta a domingo.
No final da audiência desta quarta-feira, Francisco apelou ao fim das guerras em Gaza e na Ucrânia, com voz debilitada. Porém, ele parecia mais alegre quando assistia a um espetáculo de circo com acrobatas.
Francisco, que nos últimos anos sofreu vários problemas de saúde e foi submetido a uma cirurgia abdominal em junho, cancelou as suas audiências no sábado devido ao que o Vaticano chamou de “condição de gripe ligeira”.
O Sumo Pontífice foi submetido a uma “tomografia computadorizada” que descartou “o risco de complicações pulmonares”. O Vaticano disse que Francisco estava recebendo antibióticos intravenosos.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5TELEVISÃO
Betty Gofman se despede de 'Êta Mundo Bom!': "Medéia foi pro hospício e vai morar pra sempre no meu coração"