Internacional
Blinken retorna a Israel com planos de estender cessar-fogo em Gaza
O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, irá retornar ao Oriente Médio nos próximos dias, desembarcando em Israel e na Cisjordânia. A visita ocorre em meio aos esforços dos Estados Unidos para estender o cessar-fogo em Gaza e libertar mais reféns, informou a Secretaria de Estado.
Antes de ir para Israel e Cisjordânia, Blinkein irá desembarcar na Bélgica e na Macedônia do Norte para participar de reuniões focadas no conflito entre Rússia e Ucrânia.
Na sequência, ao chegar à região do conflito entre israelenses e o Hamas, Blinken discutirá o direito de Israel de se defender de acordo com as regras internacionais de direito humanitário, segundo a nota. A pauta inclui também "iniciativas para garantir a libertação dos reféns restantes, proteger a vida civil durante as operações de Israel em Gaza e acelerar a assistência humanitária aos civis".
O secretário deve abordar ainda medidas tangíveis para promover a criação de um futuro Estado palestino, assim como reforçar a necessidade de evitar a ampliação do conflito.
O destino final da viagem de Blinken será Dubai, onde participará da Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP28). Ao longo do evento, o secretário também se reunirá com representantes de outros países para abordar questões regionais, incluindo o conflito entre Israel e o Hamas.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5TELEVISÃO
Betty Gofman se despede de 'Êta Mundo Bom!': "Medéia foi pro hospício e vai morar pra sempre no meu coração"