Internacional
Casa Branca condena 'promoção abominável' de antissemitismo por Musk no X
Reação veio após o magnata da SpaceX e Tesla concordar com um comentário antissemita na rede social
A Casa Branca condenou, nesta sexta-feira, Elon Musk, proprietário da rede social X (antigo Twitter) e a pessoa mais rica do mundo, por realizar uma "abominável promoção" do antissemitismo on-line. Referindo-se a uma postagem de Musk na plataforma, em que ele apoia uma teoria de conspiração antissemita, o porta-voz da Casa Branca, Andrew Bates, afirmou que era "inaceitável" repetir uma "mentira tão absurda".
— Condenamos nos termos mais veementes essa abominável promoção do ódio antissemita e racista, que vai contra nossos valores fundamentais como americanos — disse Bates. — Temos todos a responsabilidade de unir as pessoas contra o ódio e a obrigação de falar contra qualquer pessoa que ataque a dignidade de seus compatriotas americanos e comprometa a segurança de nossas comunidades.
A reação da Casa Branca se refere a uma postagem de Musk na qual o controverso magnata da Tesla e SpaceX respondeu a uma publicação antissemita no X dizendo: "Você disse a verdade real".
A Casa Branca e os meios de comunicação americanos interpretaram a publicação original como uma referência a uma antiga teoria de conspiração entre os supremacistas brancos, alegando que os judeus têm um plano secreto para trazer imigrantes ilegais com o objetivo de enfraquecer as maiorias brancas.
A ideia foi promovida, entre outros, por quem, em 2018, realizou um ataque armado em uma sinagoga na cidade de Pittsburgh, resultando na morte de 11 pessoas.
*Em atualização.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha