Internacional
Recusa de visto para jornalistas russos pelos EUA não será perdoada, diz Lavrov
O governo russo afirmou neste domingo, 23, que os Estados Unidos negaram vistos a jornalistas russos que queriam cobrir a viagem do ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, a Nova York. Em resposta, Lavrov sugeriu que Moscou adotaria fortes medidas de retaliação.
Até o momento, o Departamento de Estado dos EUA não se pronunciou sobre o assunto. Os jornalistas russos pretendiam cobrir a presença de Lavrov nas Nações Unidas para marcar a presidência da Rússia no Conselho de Segurança.
"Um país que se autodenomina o mais forte, mais inteligente, livre e justo se acovardou e fez algo estúpido ao mostrar o que realmente valem suas garantias juramentadas sobre proteger a liberdade de expressão e o acesso à informação", disse Lavrov antes de deixar Moscou neste domingo. "Tenha certeza de que não esqueceremos e não perdoaremos", complementou.
A disputa ocorre após fortes tensões com Washington sobre a prisão no mês passado do repórter do Wall Street Journal Evan Gershkovich, que acusa a Rússia de espionagem. Os Estados Unidos declararam que ele foi "detido injustamente".
"Enfatizo que encontraremos maneiras de responder a isso, para que os americanos se lembrem por muito tempo de não fazer isso", afirmou o vice-chanceler Sergei Ryabkov.
Muitos jornalistas ocidentais situados em Moscou deixaram o país depois que a Rússia enviou tropas para a Ucrânia. A Rússia atualmente exige que jornalistas estrangeiros renovem seus vistos e credenciamentos a cada três meses. Antes do início do confronto, a determinação era que os vistos fossem renovados uma vez por ano. Fonte: Associated Press.
Mais lidas
-
1ELEIÇÕES 2026
Datafolha e Real Time Big Data divulgam pesquisas para presidente esta semana
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quinto dia útil de abril de 2026: veja a data limite para pagamento de salários
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quinto dia útil de abril de 2026: confira a data limite para pagamento dos salários
-
4LIBERTADORES 2024
Palmeiras enfrenta gramado ruim e empata com Junior Barranquilla na estreia
-
5PREVISÃO DO TEMPO
Vórtice ciclônico em altos níveis provoca fortes chuvas em SP e outros Estados