Internacional
China: lucro industrial tem queda de 22,9% na comparação anual do 1º bimestre de 2023
O lucro industrial da China sofreu uma queda de 22,9% no primeiro bimestre de 2023 ante igual período de 2022, informou nesta segunda-feira o Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, pela sigla em inglês), ressaltando as consequências persistentes da política de "covid zero", que prejudicaram a demanda. O resultado mostra uma forte aceleração da queda, em comparação com o recuo de 4% visto em todo o ano de 2022.
Segundo o NBS, as empresas estatais chineses tiveram redução de 17,5% no lucro do período de dois meses. Empresas estrangeiras apresentaram declínio maior, de 35,7%, seguidas de empresas privadas, com baixa de 19,9% no lucro.
Já o lucro do setor manufatureiro da China caiu 32,6% no primeiro bimestre. Os dois principais contribuintes para o declínio geral do lucro industrial foram as indústrias de matérias-primas e de fabricação de equipamentos, de acordo com o NBS.
O NBS prevê que o lucro industrial deverá subir gradualmente, à medida que a demanda do mercado se recuperar. Fonte: Dow Jones Newswires.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região